sábado, 11 de julho de 2009

Vivo Moçambique ha dois anos.

Chegei em Africa como uma criança que pela primeira vez abre os olhos a nova vida.

Olhei a realidade em frente de mi como a minha realidade, como algo que ja tinha vivido, como algo que me-pertencia.

No outro lado, naquele que chamam o primeiro mundo tinham medo que ia apanhar umo shok cultural muito forte.

Shok?

Quando devagar passamos a fronteira com a Africa do Sul eu senti como se estava entrando em casa.

Mulheres com baldes na cabeça, crianças, muitas, brincando nas ruas e lixo em cada lugar.
Lembro as primas lembranças.

Vivi na Machava por seis meses, vivi intensamente e tentei trabalhar como tal.

Aprendi algumas palavras em Changane, tentei instaurar amizades com os meus estudantes...

Enamorei-me de Matutuine, tentei cozinhar xima e comi com as maos.

Acreditei em mi e nas minhas posibilidades.

Apanhei um chapa e foi para Beira, sozinha, passando para Inhambane.

Encontrei as minhas colegas e fique feliz.

Voltei para Maputo com medo...o medo de voltar para aquele primeiro mundo de onde chegei.

Decidi lutar contra o medo e pegar a minha primeira decisao de mulher: EU FICO AQUI!

Vivo Moçambique ha dois anos e sento-me mudata!

Sem comentários:

Enviar um comentário